terça-feira, 27 de março de 2007

A Cocaína no Século XIX

Achei em um site um texto muito interessante sobre a cocaína. Resolvi mencioná-lo aqui, pois mesmo não sendo um mito ou uma lenda, é uma ingênua "crença" que as pessoas tinham na época. No século XIX, descobriram a fórmula exata da cocaína, e acharam que ela era um "milagre", devido aos seus efeitos. Um oculista, Karl Koller, descobriu que o olho ficava insensível com o uso da cocaína, o que foi uma das primeiras descobertas para a anestesia local. O médico Wiliam S Halsted, iniciou um projeto para utilizá-la como anestesia (não somente no ramo da oftalmologia), testando-a pelo seu corpo. Assim, acabaria a dependência do mundo à morfina. No começo teve sucesso, mas depois acabou viciado, e sua carreira arruinada. A cocaína também foi utilizada, no começo, como ingrediente da Coca-cola, sendo depois substituída pela Cafeína.
Realmente, o século XIX foi muito proveitoso para a humanidade! Imagina se ainda usássemos cocaína como anestesia? Ou que ela ainda fizesse parte da Coca-Cola? O mundo inteiro, praticamente, estaria viciado! Ainda bem que várias descobertas foram feitas naquele século, proporcionando uma vida muito melhor atualmente, longe dessa droga.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462001000200008&lng=pt&nrm=iso

Livro

Ainda na minha busca por mais lendas do Século XIX, encontrei muitos sites falando sobre um livro que contém o procurado. O livro é:

"Contos Fantásticos do seculo XIX, escolhidos por Ítalo Calvino."

Achei também, uma lista com os contos contidos no livro. São eles:


1. Jan Potocki, História do Demoníaco Pacheco
2. Joseph von Eichendorff, Sortilégio de Outono
3. E T. A. Hoffmann, O Homem de Areia
4. Walter Scott, A História de Willie, o Vagabundo
5. Honoré de Balzac, O Elixir da Longa Vida
6. Philarète Chasles, O Olho Sem Pálpebra
7. Gérard de Nerval, A Mão Encantada
8. Nathaniel Hawthorne, O Jovem Goodman Brown
9. Nikolai V. Gogol, O Nariz
10. Théophile Gautier, A Morte Amorosa
11. Prosper Mérimée, A Vênus de Ille
12. Joseph Sheridan Le Fanu, O Fantasma e o Consertador de Ossos
13. Edgar Allan Poe, O Coração Denunciador
14. Hans Christian Andersen, A Sombra
15. Charles Dickens, O Sinaleiro
16. Ivan S. Turguêniev, O Sonho
17. Nikolai S. Leskov, O Espanta-Diabo
18. Auguste Villiers de l’Isle-Adam, É de Confundir!
19. Guy de Maupassant, A Noite
20. Vernon Lee, Amour Dure
21. Ambrose Bierce, Chickamauga
22. Jean Lorrain, Os Buracos da Máscara
23. Robert Louis Stevenson, O Demônio da Garrafa
24. Henry James, Os Amigos dos Amigos
25. Rudyard Kipling, Os Construtores de Pontes
26. Herbert G. Wells, Em Terra de Cego

Tentei conseguir pelo menos um deles na internet, mas não encontrei. Porém, vi vários comentários de pessoas que leram o livro, dizendo que é um tanto pavoroso, com histórias de terror.

Fonte: http://www.bravonline.com.br/noticias.php?id=2456

domingo, 25 de março de 2007

Algumas Lendas!

Bom, vamos começar o trabalho! Pesquisei na internet algumas lendas e mitos do século XIX, tanto os que aconteceram no período, mas também histórias antigas que ainda acreditava-se serem reais naquela época. Em algumas lendas,vou colocar uma flechinha ‘→’ abaixo da explicação e a seguir, uma opinião pessoal. Espero que gostem!

“A Lenda do Homem do Telhado”
Essa lenda aconteceu na Vila dos Remédios(Fernando de Noronha), e quem a cita é Valle Cabral. Ele conta a versão dos prisioneiros da época, de que uma figura estranha aparecia à noite, pulando de um lado para outro como se fosse uma assombração. E depois, saía arrastando espadas, fazendo barulho e assustando os sentenciados.

→ Todos os lugares têm o mito de alguma “assombração” fazendo barulho e assustando as pessoas. Atualmente, com toda tecnologia que possuímos, é difícil acreditar em histórias como essa.

“A Luz do Pico”
Conta a história de uma luz que brilha e vagueia no morro do Pico(Fernando de Noronha). Alguns associam essa luz a uma “francesa”, que seria uma mulher que oferecia tesouros aos homens, mas deixava-os apavorados com sua aparição. Também atribuíam as mortes por afogamento a ela, que seria "pescada" pelos anzóis, deixando os pescadores cegos de pavor.

“O Mistério da Cacimba do Padre”
O Padre Francisco Adelino de Brito Dantas descobriu um lugar que possuía uma fonte de água doce e resolveu morar lá. Os prisioneiros construíram uma cacimba, com nove metros de profundidade, e no vilarejo ao lado o padre reformou uma casa antiga e uma capela. Ali viveu até sua morte. Após isso, várias histórias foram aparecendo, contadas de pai para filho. Diziam que o padre aparecia nas imediações da cacimba, fazendo sua ‘ronda’ montado numa mula branca e sem cabeça. Também dizem que o padre rogou algumas pragas, como:
* "Quem beber da água dessa cacimba jamais esquece Fernando de Noronha, voltando um dia à ilha";
* Somente doentes devem beber da água abençoada, sendo preso e perseguido todo aquele que bebesse dela.

→ Essa lenda parece ser uma tentativa dos habitantes do lugar de amedrontar os turistas, ou atraí-los (no caso dos negociantes). Afinal, fala de um fato um tanto curioso que acontece na ilha. Quem o escuta terá duas opções: desistir do passeio (satisfazendo os habitantes da primeira opção) ou então embarcar na “aventura” (trazendo lucros com o comércio, devido a alimentação, hospedagem e etc., que é a intenção do segundo grupo).


Fonte: http://www.noronha.pe.gov.br/ctudo-hist-lendas-lendas.asp

“Manguda”

É uma lenda do Maranhão. Conta a história de um fantasma que assombrava a região que atualmente é a praça Gonçalves Dias. A assombração usava uma espécie de camisola branca com mangas largas e compridas, e por isso foi chamada de Manguda. Mais tarde descobriu-se que era uma fraude. Apenas um truque dos ladrões da época para espantar as pessoas de perto do lugar onde desejavam cometer um assalto.

→ Essa lenda é mais uma comprovação dos bandidos utilizando meios baixos e intimidando a população para conseguir o que querem! Pelo menos esse caso foi resolvido...

Fonte: http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=341056

segunda-feira, 5 de março de 2007

Assunto do Blog!

oooi! Nesse blog eu vou estudar e pesquisar sobre o assunto "Lendas e Mitos" no Século XIX. É muito interessante pesquisar sobre o que as pessoas pensavam antigamente, tanto as mais absurdas (e que se tornam até engraçadas), quanto as que até hoje não se tem muita certeza. Eu gosto muito de ver a que ponto chega a criatividade da mente humana nas suas teorias e suspeitas. E é um assunto que sempre me chamou muita atenção.