Achei em um site um texto muito interessante sobre a cocaína. Resolvi mencioná-lo aqui, pois mesmo não sendo um mito ou uma lenda, é uma ingênua "crença" que as pessoas tinham na época. No século XIX, descobriram a fórmula exata da cocaína, e acharam que ela era um "milagre", devido aos seus efeitos. Um oculista, Karl Koller, descobriu que o olho ficava insensível com o uso da cocaína, o que foi uma das primeiras descobertas para a anestesia local. O médico Wiliam S Halsted, iniciou um projeto para utilizá-la como anestesia (não somente no ramo da oftalmologia), testando-a pelo seu corpo. Assim, acabaria a dependência do mundo à morfina. No começo teve sucesso, mas depois acabou viciado, e sua carreira arruinada. A cocaína também foi utilizada, no começo, como ingrediente da Coca-cola, sendo depois substituída pela Cafeína.
Realmente, o século XIX foi muito proveitoso para a humanidade! Imagina se ainda usássemos cocaína como anestesia? Ou que ela ainda fizesse parte da Coca-Cola? O mundo inteiro, praticamente, estaria viciado! Ainda bem que várias descobertas foram feitas naquele século, proporcionando uma vida muito melhor atualmente, longe dessa droga.
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462001000200008&lng=pt&nrm=iso
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Parabéns filhota!
Mais uma conquista, não só pelo conteúdo da pesquisa mas também por desenvolver um outro mecanismo de comunicação com os amigos, ampliar os conhecimentos e exercitar o discernimento.
Podemos verificar que as Lendas e Mitos possuem um fundamento "oculto" para frear a população, com um propósito específico.Um grande beijo, e continue a pesquisa que certamente irás encontrar estórias interessantes.
Não é a toa que você é minha sócia na Diversi Comunicação e Eventos, parece que o dom para escrever acompanha as mulheres da nossa família.
Parabéns, mais uma vez você desempenhou com grande excelência um desafio e de forma clara e objetiva desenvolveu uma pesquisa interessante.
Dá-lhe maninha!!!
Postar um comentário